O USO DO FACEBOOK POR PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO EM PEQUENOS MUNICÍPIOS PAULISTAS

Marcelo Simões Damasceno

Resumo


A legalização da pré-campanha fez com que os partidos e políticos iniciassem cada vez mais cedo o debate eleitoral, ainda mais por meio de sites de mídias sociais, com o objetivo de construir uma malha comunicacional para os 45 dias de campanha. Diante do exposto, esta pesquisa busca analisar as pré-campanhas dos candidatos a prefeitos em cinco pequenos municípios paulistas, nas fanpages do Facebook. Identificamos e coletamos as postagens entre janeiro e agosto de 2020 e construímos categorias temáticas para análise, em uma abordagem quali-quantitativa,  a  fim  de observar  e  comparar  singularidades e semelhanças entre os pré-postulantes para responder a três questões: qual site de mídia social foi mais usado entre os pré-candidatos, se foram criadas malhas comunicacionais, e se por meio do debate público eles conseguiram ampliar o número de seguidores e estabelecer laços antes do pleito. Diante dos dados levantados, foi possível observar que os pré-candidatos conseguiram criar identidade, ampliar os seguidores e agregar valor na ação de comunicação política digital.


Palavras-chave


Estado de São Paulo; Pré-campanha, Eleições Municipais, Mídias Sociais, Facebook.

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Revista do Legislativo Paranaense ISSN: 2595-6957