O USO DO FACEBOOK POR PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO EM PEQUENOS MUNICÍPIOS PAULISTAS
Resumo
A legalização da pré-campanha fez com que os partidos e políticos iniciassem cada vez mais cedo o debate eleitoral, ainda mais por meio de sites de mídias sociais, com o objetivo de construir uma malha comunicacional para os 45 dias de campanha. Diante do exposto, esta pesquisa busca analisar as pré-campanhas dos candidatos a prefeitos em cinco pequenos municípios paulistas, nas fanpages do Facebook. Identificamos e coletamos as postagens entre janeiro e agosto de 2020 e construímos categorias temáticas para análise, em uma abordagem quali-quantitativa, a fim de observar e comparar singularidades e semelhanças entre os pré-postulantes para responder a três questões: qual site de mídia social foi mais usado entre os pré-candidatos, se foram criadas malhas comunicacionais, e se por meio do debate público eles conseguiram ampliar o número de seguidores e estabelecer laços antes do pleito. Diante dos dados levantados, foi possível observar que os pré-candidatos conseguiram criar identidade, ampliar os seguidores e agregar valor na ação de comunicação política digital.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AGGIO, Camilo de Oliveira; REIS, Lucas dos Santos. Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuído a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012. Revista COMpolítica, v. 3, n. 2, 2013. Disponível em: http://compolitica.org/revista/index.php/revista/article/view/48. Acesso em: 15 ago. 2022.
AMPER. We Are Social e HootSuite - Digital 2021 [Resumo e Relatório Completo]. Disponível em: https://www.amper.ag/post/we-are-social-e-hootsuite-digital-2021-resumo-e-relat%C3%B3rio-completo. Acesso em: 15 ago. 2023.
BACHINI, Natasha; ROSA, Keila; COSTA, Andressa; SILVA, Robson. Comunicação política no ambiente digital: uma análise das campanhas eleitorais municipais de 2020 no Facebook. Scielo Opin. Pública, v. 28, n. 3, Sep-Dec, 2022.
BERGAMO, Rafael. Um palanque com milhões de pessoas. In: FRATINI, Juliana (org.). Campanhas políticas nas redes sociais: como fazer comunicação digital com eficiência. São Paulo: Matrix, 2020.
BRAGA, Sérgio; CARLOMAGNO, Márcio. Eleições como de costume? Uma análise longitudinal das mudanças provocadas nas campanhas eleitorais brasileiras pelas tecnologias digitais (1998-2016). Rev. Bras. Ciênc. Polít., n. 26, p. 7-62, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/HShqCWG3ghZ7SrdPwPGMprq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997. Estabelece normas para as eleições. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9504.htm. Acesso: 14 nov. de 2023.
BRUSADIN, Maurício; GRAZIANO, Xico. Marketing político e o Darwinismo digital. In: FRATINI, Juliana (org.). Campanhas políticas nas redes sociais: como fazer comunicação digital com eficiência. São Paulo: Matrix, 2020.
BUENO, Andrea. Pirapora do Bom Jesus, 15 dez. 2022. Facebook: @AndreaBueno. Disponível em: https://www.facebook.com/AndreaBueno45. Acesso em: 14 nov. 2022.
CAPATO, Fernando. 11 out. 2022. Facebook: @Fernandocapato. Disponível em: https://www.facebook.com/capatoholambra. Acesso em: 9 nov. 2022.
CESARINO, L. “Identidade e representação no bolsonarismo. Corpo digital do rei, bivalência conservadorismo-neoliberalismo e pessoa fractal”. Revista de Antropologia, v. 62, n. 3, p. 530-557, 19 dez. 2019.
CHARAUDEAU, P. Discurso político. São Paulo: Contexto, 2018.
CIDO, Urso. Holambra. 11 out. 2022. Facebook: @CidoUrso. Disponível em: https://www.facebook.com/cidourso. Acesso em: 9 nov. 2022.
COSTA, Alessandro. Pirapora do Bom Jesus, 11 out. 2022. Facebook: @AlessandroCosta. Disponível em: https://www.facebook.com/oficialalessandrocosta. Acesso em: 14 nov. 2022.
COUTINHO, José; LOUREIRO, Rafael. Memes, internet e a comunicação. Rio de Janeiro: [s.n.], 2019.
ESPÍRITO SANTO, Paula do; FIGUEIRAS, Rita. Comunicação Eleitoral. In: CORREIA, João Carlos; FERREIRA, Gil Baptista; ESPÍRITO SANTO, Paula do. Conceitos de comunicação política. São Paulo: LabCom, 2010.
FIRMINO, Zé. 11 out. 2022. Facebook: @Fernandocapato. Disponível em: https://www.facebook.com/zefermino10. Acesso em: 9 nov. 2022.
FLORESTI, Dany. Pirapora do Bom Jesus, 11 out. 2022. Facebook: @DanyFloresti. Disponível em: https://www.facebook.com/danyfloresti. Acesso em: 9 nov. 2022.
GALVÃO, Rilton. Pirapora do Bom Jesus, 11 out. 2022. Facebook: @RiltonGalvão. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/240718565972759/user/100000341371207/. Acesso em: 9 nov. 2022.
GERSTLÉ, Jacques. La comunication politique. Paris: Armand Coli, 2005.
GUSTAVO, Professor. Sarapuí, 11 out. 2022. Facebook: @ProfessorGustavo. Disponível em: https://www.facebook.com/professorgustavosarapui. Acesso em: 9 nov. 2022.
HOFFMANN, Paulo. Presença digital, como vai sua reputação? In: CLUBE ASSOCIATIVO DOS PROFISSIONAIS DE MARKETING POLÍTICO (org.). Marketing Político no Brasil. São Paulo: Geração Editorial, 2022.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica 2000. Rio de Janeiro, 2022.
KOTLER, Philip. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
LOCKER, John. Ensaios sobre entendimento humano. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999.
MANTOVANI, Denise. Mídia e eleições no Brasil: disputas e convergências na construção do discurso político. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
MATOS, Heloiza Helena Gomes de. A comunicação pública na perspectiva da teoria do reconhecimento. In: KUNACHI, Margarida (org.). Comunicação pública, sociedade e cidadania. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2011. p. 282-285.
MOREIRA, Tânia. Media training e oratória. In: Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (org.). Marketing Político no Brasil. São Paulo: Geração Editorial, 2022.
MUNIZ, Eloá. Marketing político: conceitos e definições. Disponível em: https://www.eloamuniz.com.br/arquivos/1188170795.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.
PAZZOTTI, Amilton. Luiz Antonio, 11 out. 2022. Facebook: @AmiltonPazzotti. Disponível em: https://www.facebook.com/pazzottiamilton. Acesso em: 9 nov. 2022.
PERÓ, Luiz Antonio. 11 out. 2022. Facebook: @Peró. Disponível em: https://www.facebook.com/70pero. Acesso em: 9 nov. 2022.
PIAIA, V.; ALVES, M. “Abrindo a caixa preta: análise exploratória da rede bolsonarista no WhatsApp”. Rev. Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom, São Paulo, v. 43, n. 3, set./dez. 2020.
PINHEIRO, F. Eleições e mídias sociais: O uso do Facebook como ferramenta de
campanha para a Câmara dos Deputados em 2014. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/27866/27866.PDF. Acesso em: 15 dez. 2022.
ROMINHO. Prefeito. Piquete, 11 out. 2022. Facebook: @PrefeitoRominho. Disponível em: https://www.facebook.com/RominhoPiquete. Acesso em: 9 nov. 2022.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação e pesquisa. São Paulo: Hacker Editores, 2002.
SANTOS, Bruno. Adjetivo ou substantivo? A comunicação política permanente. In: Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político. (org.). Marketing Político no Brasil. São Paulo: Geração Editorial, 2022.
SARAPUÍ. MDB, 11 out. 2022. Facebook: @MDBSarapupí. Disponível em: https://www.facebook.com/mdbsarapui/. Acesso em: 9 nov. 2022.
SOARES, Paulo. Pirapora do Bom Jesus, 11 out. 2022. Facebook: @PauloSoares. Disponível em: https://www.facebook.com/profile.php?id=100007370711809. Acesso em: 9 nov. 2022.
STOPPA, Leonardo; NIENKÖTTER, Sálvio. Comunicação Política. Curitiba: Kotter Editorial, 2020.
TEIXEIRA, Samantha. Panorama do marketing político digital e alguns conselhos. In: FRATINI, Juliana (org.). Campanhas políticas nas redes sociais: como fazer comunicação digital com eficiência. São Paulo: Matrix, 2020.
TORQUATO, G. Novo manual de marketing político. São Paulo: Summus Editorial, 2014.
VITORINO, Marcelo. O digital conquista seu lugar à mesa. In: FRATINI, Juliana (org.). Campanhas políticas nas redes sociais: como fazer comunicação digital com eficiência. São Paulo: Matrix, 2020.
XEROSSO. Piquete, 11 out. 2022. Facebook: @Xeroso55. Disponível em: https://www.facebook.com/xeroso55. Acesso em: 9 nov. 2022.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Legislativo Paranaense ISSN: 2595-6957