Chamada de artigos para o Dossiê "Mulheres na Política"

Segundo os dados do último Censo (2022), as mulheres são 51,5% da população brasileira. Já a representação de mulheres no parlamento permanece em níveis muito baixos, 17,5% da Câmara dos Deputados (as) em 2022, ocupando a posição 135º de 186 países (IPU, 2024). Com o objetivo de colaborar com a produção sobre a temática da representação de mulheres na política, a Revista do Legislativo Paranaense abre, neste mês de abril, chamada de artigos para o dossiê “Mulheres na política”, a ser publicado em novembro de 2024.

A Revista é uma publicação da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, e possui conceito B2 no Qualis Capes.

O dossiê é organizado pelas pesquisadoras Karolina Roeder, Maria Cecília Eduardo e Liliane Gobetti Fagundes. São esperados os seguintes temas para compor os artigos do Dossiê:

  • Presença de mulheres na política, em cargos eletivos nos diferentes níveis (nacional, estadual e municipal);
  • Financiamento político de candidaturas femininas;
  • Cotas de gênero para candidaturas e para a distribuição de recursos do Fundo Partidário e Fundo Especial de Financiamento de Campanha;
  • Barreiras institucionais, culturais ou sociais à participação política de mulheres;
  • Impacto da presença de mulheres na formulação de políticas públicas, tomada de decisão e governança;
  • Perfil e atuação de mulheres em cargos eletivos (Executivo e Legislativo);
  • Desigualdade de gênero intrapartidária;
  • Violência política de gênero e misoginia;
  • Regras formais e informais presentes no recrutamento e seleção de mulheres e na distribuição de recursos partidários.

Os artigos podem ser produtos de estudo de caso, estudo comparado ou revisão bibliográfica. Serão priorizados artigos que analisem dados empíricos ou que façam revisões de bibliografia. Em ambos os casos a metodologia deve estar claramente definida: quantitativa, qualitativa, quali-quantitativa, revisão de escopo, sistemática, meta-análise etc. A pesquisa deve dialogar com a literatura especializada e atualizada da área, internacional e nacional.

Cronograma:

Prazo para submissões: 21 de julho;

Avaliação e pareceres: 21 de julho à 15 de setembro;

Devolutiva e revisões dos(as) autores(as): 15 de setembro à 15 de outubro;

Publicação: novembro.

 

Diretrizes para autores(as):

Os artigos devem ser redigidos adotando as seguintes diretrizes:

  • Conter até 8 mil palavras, incluindo as referências bibliográficas;
  • Conter título, resumo, palavras-chave, introdução, revisão de literatura, metodologia, resultados, considerações finais e referências bibliográficas;
  • Fonte Arial 12, alinhamento justificado e espaçamento 1,5;
  • O resumo deve apresentar o objeto, objetivos, metodologia e resultados; em fonte Arial 11, alinhamento justificado, espaçamento simples; tamanho máximo de 250 palavras; deve conter de três a quatro palavras-chave; 
  • As tabelas, quadros e gráficos e outras figuras devem ter legenda e indicar a fonte de sua autoria; o texto deve ser fonte Arial 10, espaçamento simples;
  • As citações devem observar o padrão autor-data, conforme NBR 10520;
  • Os arquivos devem ser enviados em extensão word (.doc ou .docx);
  • Utilizar as normas da ABNT para referências bibliográficas (NBR 6023);
  • Os artigos podem ter no máximo quatro autores(as) e ao menos um(a) deles(as) deve ter titulação mínima de mestre(a).
  • Sugere-se que os dados utilizados na pesquisa sejam publicados em um repositório de dados existente como OSF, DataScielo, entre outros. Informações em: https://osf.io/preprints/lissa/87scf

 

O processo de submissão é feito exclusivamente por meio do site da Revista: http://revista.alep.pr.gov.br.

Para entender o passo a passo do processo de submissão, siga as instruções deste link: https://bit.ly/41v6TfW .

Qualquer dúvida, entrar em contato pelo e-mail: revista@assembleia.pr.leg.br.